Captação

Captação de
Clientes

Como o objetivo principal de uma marca é alcançar o cliente e fazer com que ele consuma o seu produto, a captação de cliente é imprescindível para que a sua empresa chegue no usuário e que ele demonstre interesse no produto ofertado.

Hoje em dia, há diversas maneiras de se anunciar um produto, por vários meios comunicativos, sendo alguns deles o Instagram, o Facebook e por e-mail. As redes sociais ocupam uma alta posição no mercado quando o assunto é divulgação e alcance de público, podendo alavancar seu negócio se manuseadas da maneira correta.

O que é captação de clientes? Vamos pensar de maneira mais geral: o que significa a palavra “captar”? “Captar” é atrair algo ou alguém, conquistar esse indivíduo, então a captação de clientes basicamente é atrair os usuários de maneira ativa para que eles consumam o seu produto e conheçam a sua marca.

Dentro do conceito de captação de clientes, há a captação de leads, que é um termo mais específico para a clientela. Leads são pessoas que, de alguma forma, demonstraram interesse no seu serviço ou produto e que forneceram informações para contato à empresa.

Agora, como um conceito mais simplificado, a captação de leads nada mais é do que atrair esse seu cliente interessado de maneira ética e conseguir suas informações para contato.

Para que ela seja efetiva, é preciso que 4 partes funcionem simultaneamente:

  • Anúncios em vídeo e imagem
  • Formulário de cadastro
  • E-mails automatizados
  • CRM

Todas as partes devem estar criadas e funcionando, desde o início da campanha, garantindo que tudo ocorra como planejado

Aqui na URL nós analisamos a melhor forma de captação de clientes para a sua empresa e a utilizamos em nossos serviços contratados. E quais são os passos que a URL segue para a realização desse serviço? Confira a seguir!

Quais os serviços oferecidos?

Ao contratar a URL, você terá diversos serviços disponíveis, desde o início com as coisas mais simples e, ainda, essenciais para o andamento do seu negócio, até o fim com a apuração dos resultados para confirmar a evolução da empresa.

Eu quero anúncios assertivos

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Anúncios

A parte principal de qualquer plano de marketing é anunciar o produto, ou seja, levar a sua marca às pessoas e clientes em potencial. Com a contratação da URL, vamos formular anúncios pertinentes à sua empresa e ao que ela vende nas plataformas mais adequadas para a divulgação.

Neste caso, vamos falar sobre anúncios nas seguintes plataformas: Facebook, Instagram, Google e LinkedIn. O principal quesito a ser considerado nesses tipos de anúncios é o público com o qual a empresa trabalha, qual seria seu público-alvo.

Nesse caso de analisar o público-alvo e captá-lo, é necessário criar um funil de vendas/ anúncios. São 3 anúncios paralelos e sequenciais:

Público Frio

Captação / Encontrar Público

Aberto, chegando a todos os internautas selecionados como público da campanha.

Público Morno

Conteúdo mais detalhado para os engajados + call to action

Anúncio mais segmentado, que chega apenas a quem assistiu grande parte do primeiro anúncio, estando realmente interessado no produto/ serviço

Público Quente

Prova social + call to action

Recurso de convencimento

Após a realização dos anúncios vem o segundo passo realizado pela URL

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Formulário de Cadastro

Para uma campanha de captação, é essencial ter uma captação de lead, por meio de um formulário de cadastro. Nesse formulário o usuário vai disponibilizar legalmente suas informações para a empresa e, assim, ela poderá entrar em contato com o cliente. O anúncio criado deve levar o internauta para este formulário automaticamente. Há algumas maneiras de se realizar esse formulário, entre elas estão: 

  • Landing Page
  • Facebook Leads
  • Ads Leads

Caso você esteja em dúvida do que poderia colocar no formulário, colocamos aqui um exemplo do que pode ser solicitado e que geralmente é utilizado pela URL:

  • Empresa
  • Nome
  • Telefone
  • E-mail

Eu quero captar informações relevantes

Landing Page

Uma Landing Page é uma página criada exclusivamente para a campanha de captação de leads, seria como a página principal do seu produto ou serviço, até mesmo da sua marca. Nela, podemos encontrar os atributos do produto ou serviço oferecido, e um formulário para preenchimento, como citado acima.

A Landing Page pode ser feita das seguintes maneiras:

  • WordPress (com domínio do cliente)
  • RD Station (domínio RD station personalizado)
  • Código HTML

Facebook Leads

Assim como a Landing Page, o Facebook Leads é um recurso que podemos usar para captar leads, mas há uma diferença: o formulário vem diretamente do anúncio no próprio Facebook ou Instagram.

E como funciona isso? Ao clicar no botão do anúncio, abre ali mesmo no Facebook um formulário para preenchimento, é bastante funcional.

Google Ads Leads

O Google Ads Leads funciona de maneira semelhante ao Facebook Leads. A principal diferença é que, ao clicar no anúncio, aparece um formulário direto no Google, para preenchimento, ao invés das redes sociais citadas anteriormente.

Eu quero me comunicar com a minha base

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E-mails automatizados

Para garantir um atendimento ao interesse do cliente mais rápido, podem ser estabelecidos e-mails automatizados, que chegam ao e-mail do usuário logo após o preenchimento do formulário com suas informações para contato. Para dar continuidade ao envio e garantir a atenção do cliente, enviamos automaticamente pelo menos 3 mensagens, alimentando com informações adicionais sobre seu produto ou serviços. A principal ferramenta que indicamos para esse tipo de campanha é o E-goi que tem um ótimo custo-benefício ou a RD Station que é completíssima para esse tipo de automatização.

CRM e continuidade da venda

Caso você esteja se perguntando o que é CRM, vamos esclarecer. CRM é um sistema que armazena todos os leads, ou seja, todos os contatos dos clientes que demonstraram interesse pelo seu produto e clicaram nos anúncios, estando disponíveis para que algum vendedor entre em contato via telefone, por exemplo.

Dependendo do sistema, é possível até monitorar essas ligações, com datas e informações para acompanhamento, garantindo maior controle sobre as vendas e sobre as comunicações com os clientes, inclusive com o que ele deseja realizar ou comprar.

A principal plataforma de CRM que indicamos, que é completa e atende bem esse tipo de campanha é o PipeDrive. Com todos esses passos realizados corretamente e controlados pelos serviços contratados da URL com diversas ferramentas disponíveis, cabe ao vendedor seguir com a venda.

Ao fim de todas as negociações do tempo determinado, será possível observar o lucro total adquirido e o quanto a marca foi impactada positivamente com o uso de uma captação de clientes de boa qualidade e bem elaborada.

Venha alavancar a captação de clientes do seu negócio!

Preencha o formulário ao lado e entraremos em contato com você para alcançar seus clientes com os melhores resultados!